ARMÁRIO CAPSULA?
VEM CÁ CONHECER E APLICAR!
Olá, queridinhos!
Essa semana vamos falar sobre um assunto de que todo mundo anda falando, e eu vi em uma revista: é o “armário cápsula”. Você sabe o que é? Eu nunca tinha ouvido falar até recentemente, e para piorar descobri que é um termo que existe desde a década de 1970! Foi criado por Susie Faux, que tinha uma boutique em Londres. Mas ganhou fama mesmo quando, em 1985, com a estilista Donna Karan.
E DO QUE SE TRATA?
Para a criadora, Susie Faux, o “armário cápsula” dizia respeito a algumas peças de roupa essenciais que nunca ficam fora de moda, como saias, calças, casacos, e que, por isso, podem ser usadas de forma atemporal. Peças da moda podem ser acrescentadas ocasionalmente, mas a ideia é que se compre menos roupas.
Mas, desde então, o termo “armário cápsula” tem sido bastante usado na imprensa. Jornais de grande circulação já fizeram reportagens sobre o assunto, assim como revistas como Marie Claire e Elle (que eu adoro).
Além disso, foram feitos programas de TV, focando principalmente na possibilidade de se vestir bem gastando pouco. E, mais recentemente, a blogueira Caroline Rector, do Un-Fancy, fez o termo ganhar os holofotes novamente. Muito interessante, não é?
COMO TER UM ARMÁRIO CÁPSULA?
Para Susie Faux, os itens essenciais eram: dois pares de calças, um vestido ou saia, uma jaqueta, um casaco, uma peça de tricô, dois pares de sapatos e duas bolsa. Mas você não precisa seguir à risca nem essas nem outras regras. Preocupe-se mais em ter boas peças de cada categoria de roupa.
Segundo Caroline Rector, o armário cápsula serve para reduzir o guarda-roupas e manter só suas peças favoritas, deixando apenas as roupas que combinam com você e com seu corpo no momento. Então, não tem jeito certo ou errado de fazer, mas algumas ideias podem ajudar.
Escolher peças e padrões clássicos, com tecidos de alta qualidade, por exemplo, é essencial. E isso tem a ver com o custo-benefício: afinal, muitas vezes uma roupa barata que dura 1 ano pode ser menos vantajosa do que uma roupa um pouco mais cara que vai durar 20 anos, você não acha? A qualidade importa e muito!
Outra dica bem legal é achar formas criativas de usar as mesmas roupas. Como fazer isso? Criando combinações diferentes, não ficar usando as roupas sempre da mesma forma. Brinque, procure o inusitado. Esse é o lado mais bacana de se vestir: se divertir!