fbpx

O Natal é sinônimo de uma cozinha aconchegante e aromática, pois é dela que saem as melhores delícias desta data, pratos que apenas degustamos uma vez por ano. Por outro lado, o prazo para o preparo para que tudo esteja delicioso e pronto a tempo, pode deixar qualquer pessoa à beira de um ataque de nervos. Para que a cozinha não se torne o seu pior pesadelo neste Natal, aceite as nossas sugestões.

1. Planejar com tempo.
Isto significa começar a decidir qual vai ser o menu de Natal com a máxima antecedência possível, ou seja, torne esse processo agradável ao reservar uma tarde para folhear todas as suas revistas e livros de receitas para poder compor um menu de Natal. A partir daí, faça uma lista exaustiva de todos os ingredientes que vai necessitar, verifique o que tem na despensa e elabore uma lista do que não tem. Deixe-se inspirar pelos deliciosos aromas e sabores que vão sair da sua cozinha neste Natal…

2. Comprar com tempo.
Tão importante como um planejamento antecipado, é a compra dos ingredientes com antecedência. Não deixe as compras dos alimentos de Natal para o último minuto, pois, arrisca-se a trazer para casa ingredientes menos frescos, mais caros ou até mesmo não encontrar aquilo que procura.

3. Esqueça as entradas.
Para quem adora cozinhar e receber bem, isto pode parecer um pecado, mas é uma excelente dica se não quiser sentir-se sobrecarregada e estressada na cozinha. Como a ceia de Natal é sempre farta – sem esquecer as inúmeras sobremesas que vão encher a mesa mais tarde – ninguém dará falta das entradas. Se, mesmo assim, não conseguir resistir ou se tiver uma emergência, veja o ponto 5.

4. Opte por um estilo buffet.
Embora deva-se manter as tradições de Natal, nada impede que lancemos mão de novas ideias, neste caso, servir a ceia num estilo buffet. Coloque todas as travessas/panelas numa mesa de apoio ou aparador com amplo espaço de circulação, para os convidados se servirem sempre que desejarem. Assim, dará algum descanso ao cozinheiro, que também merece desfrutar da refeição!

5. Que não falte pão & queijo!
Quando se cozinha para muita gente numa época como o Natal, há sempre a preocupação de não ser o suficiente e a verdade é que às vezes isso acontece. Por isso, previna-se e tenha uma mesa de apoio preparada com diferentes variedades de pães frescos e uma apetitosa tábua de frios – ninguém passará fome!

6. Sobremesas:
Quem faz? Não há nada como os doces de Natal, mas dão muito trabalho. Opte por um ou mais dos seguintes planos B:
• Faça as sobremesas de véspera;
• Peça a algum familiar/amigo para vir passar a tarde contigo e ajudar a confeccionar as sobremesas;
• Peça a algum familiar/amigo trazer determinada sobremesa;
• Compre feito – porque estressar com a confecção de um bolo quando todos adoram aquele bolo da padaria do bairro?

7. Prepare a mesa na véspera.
Pode parecer estranho, mas não é! Preparar a mesa de Natal na véspera não só irá poupar-lhe tempo precioso no dia seguinte, como lhe permite dedicar-se um pouco mais à preparação e decoração da mesa de Natal, algo que todos apreciarão, incluindo você.

8. Peça ajuda.
É óbvio que nenhuma boa cozinheira ou cheff gosta de pedir ajuda na sua cozinha, mas com auxílio, pode tornar a confecção da ceia de Natal num verdadeiro convívio, porque não? Peça ajuda, delegue, toque música natalina, sirva um copo de vinho a todos e preparem uma bela refeição em tempo recorde.

9. Responsável pelas bebidas.
Como responsável pela comida, tem o direito de nomear um responsável pelas bebidas e assim aliviar a sua carga de trabalho. Essa pessoa deve não só assegurar que todas as bebidas estejam na temperatura adequada (conforme a bebida), como repor cada garrafa à medida que esta for esvaziando.

10. Mais 60 minutos.
Executar a ceia de Natal requer tempo, se quiser evitar todo e qualquer nível de stress, vai precisar de 60 minutos extra. Isto significa que se planejou iniciar os preparativos às 16h00, deve começar às 15h00, pois, nunca se sabe que contratempos podem surgir, além disso, precisa de tempo para relaxar, tomar um banho e preparar-se para receber os convidados em ambiente de festa!