VEM COMIGO DESCOBRIR!
Olá, queridinhos!
Com a primavera, os dias já vão ficando mais longos e o frio vai sendo afastado aos poucos. Com temperaturas mais agradáveis, deixamos a casa mais aberta e temos vontade de ficar ao ar livre. Mas o calor também traz consigo a necessidade de alguns cuidados, especialmente no que se refere aos insetos.
As baratas são insetos bastante comuns nos lares, especialmente no verão, mas causam repulsa na maioria das pessoas. Mas não é só por nojo que devemos nos livrar delas em nossa casa: elas podem ser extremamente nocivas à nossa saúde! Por isso, devemos evitá-las e controlar possíveis infestações.
Esses insetos de hábitos noturnos vivem escondidos em frestas e locais escuros durante o dia. Possuem uma aparência desagradável e um odor fétido e podem transmitir doenças como furunculose, hanseníase, tuberculose e poliomielite.
Apesar de existirem diversas espécies de baratas no mundo, as mais comuns são as chamadas “francesinhas” e as baratas de esgoto.
As moscas e os mosquitos também são transmissores de doenças. As moscas podem pousar em nossos alimentos e contaminá-los, e têm sido responsáveis pela propagação de inúmeras doenças no decorrer da história. Já os mosquitos possuem uma tromba para sugar alimentos – entre eles, sangue. É nesse momento que eles nos transmitem doenças como a febre amarela, a dengue e a malária, por exemplo.
E COMO PREVENIR O SURGIMENTO DESSES INSETOS?
Existem diversas formas de minimizar a aparição desses insetos ao máximo em nossas casas. Abaixo estão algumas delas.
– Guardar os alimentos em recipientes tampados.
– Não deixar resíduos de alimentos em armários e dispensas, mas também na pia, lixeira e utensílios.
– Não acumular revistas, papelão, jornais, caixas de papelão.
– Vedar frestas, rachaduras e fendas.
– Utilizar tampas em ralos.
– Não manter pisos, azulejos, coifas, fornos ou fogões engordurados.
– Evitar fazer refeições e lanches em locais como quarto, sala ou escritório, onde o surgimento de insetos como baratas são especialmente indesejados.