Embora seja indispensável para a vida moderna, é um recurso que tem ficado cada vez mais caro e sua produção pode estar envolvida em sérios problemas ambientais. No Brasil tínhamos abundância de energia e melhor ainda, energia limpa, gerada em usinas hidrelétricas, que não poluem.
Mas atualmente estamos dependendo cada vez mais de energia produzida em termoelétricas e elas são altamente poluentes. Desta forma, devemos economizar pelo custo e ao mesmo tempo para evitar que continuemos usando energia proveniente de fontes não renováveis.
COMO ECONOMIZAR ENERGIA
E EVITAR DESPERDÍCIOS
Economia de energia elétrica
Aqui não há muito segredo e creio que seja já conhecido de todos que há pelo menos três tipos de lâmpadas: Incandescente (gasta muito energia), fluorescente (mais econômica) e LED que é super econômica. Então se você quer economizar com lâmpadas, basta trocar pelos modelos de LED.
Como economizar energia no chuveiro?
O chuveiro é um dos grandes vilões do consumo de energia elétrica e toda estratégia para economizar com ele é bem-vinda. Primeiro que bons hábitos já ajudariam bastante, como tomar banhos mais rápidos, diminuir a quantidade de banhos por dia e usar na posição mais fria possível.
Também é importante comprar um modelo mais econômico e por último a alternativa que milhares de pessoas já adotaram que é a instalação de um aquecedor solar.
Como economizar energia com a geladeira?
Junto com o chuveiro a geladeira é outra que gasta muito, não porque ela consuma muito energia, mais pelo fato de ficar ligada direto. Sendo assim, algumas dicas são sempre bem-vindas:
Troque sua geladeira por um modelo mais novo e mais econômico;
Evite ficar abrindo e fechando ela sem necessidade. Cada vez que você abre, entra ar quente e ai ela tem de ficar ligada mais tempo para gelar novamente;
Evite colocar alimentos quentes dentro dela, pois ele irá gerar calor e ela teria de trabalhar mais para resfria-lo;
Como economizar energia com o ar condicionado?
O ar condicionado é de longe o aparelho que gasta mais energia elétrica em uma casa e, portanto o seu uso deve ser controlado e absolutamente nos momentos necessários. Para ajudar é preciso fazer a compra certa, observando o tamanho do ambiente e a quantidade de BTUs do aparelho. Existe uma fórmula para calcular os BTUs para cada ambiente. Veja abaixo:
Para cada metro quadrado, multiplica-se por 600 BTU, para cada pessoa adiciona mais 600 BTU e para cada equipamento eletrônico no ambiente, inclui mais 600 BTU.
Exemplo: Um quarto com 12 metros quadrados, duas pessoas e um equipamento eletrônico:
12 x 600 + 600 + 600 = 8400 BTUs
Existem também os aparelhos inverter que segundo a propaganda são mais econômicos, mas até onde sei esta economia não acontece em todos os casos, portando seria interessante consultar um especialista para determinar se vale a pena em seu caso.
Como economizar energia elétrica com outros eletrodomésticos?
Quase sempre a economia de energia passa pelo bom senso e o uso racional dos aparelhos. No caso do ferro de passar, por exemplo, a recomendação é juntar a maior quantidade possível de roupas e passar de uma única vez, evitando assim o aquece e desaquece do ferro.
Outros aparelhos como TVs, videogames, computadores, rádios, etc, devem ser ligados apenas quando estiver alguém usando, evitando assim seu uso desnecessário. A troca por aparelhos mais novos também ajuda.
Outra dica importante é sempre consultar o selo Procel para verificar se o aparelho é econômico ou não. Existe uma tabela onde a letra A indica mais economia, B menos e assim por diante.
Aproveitando, já viram as 5 receitinhas mais queridas por vocês no primeiro semestre?
Nããão? 😱 Cadastre seu e-mail abaixo e baixe agora mesmo! 👇😘🍿
[goal id=”5228″]