VEM COMIGO DESCOBRIR!
Olá, queridinhos!
Todos nós já sabemos que a vitamina C ajuda a prevenir a gripe e os resfriados, não é? Mas vocês sabiam que essa vitamina, cujo nome correto é ácido ascórbico, tem diversas outras funções muito importantes para a saúde. Mas, como nosso corpo não produz nem armazena essa vitamina, a única maneira de obtê-la é através da alimentação.
PRINCIPAIS BENEFÍCIOS
Além de fortalecer a imunidade, a vitamina C traz diversos benefícios:
– Antioxidante: retarda o envelhecimento ao combater os radicais livres
– Auxilia na absorção de ferro e colágeno
– Melhora a fertilidade masculina
– Ajuda a controlar colesterol
– Diminui os riscos de doenças cardiovasculares
ALIMENTOS RICOS EM VITAMINA C
Além da laranja e do limão, que são as fontes mais conhecidas de vitamina C, diversos outros alimentos também possuem a vitamina em quantidades bastante superiores.
– Acerola – 915 mg
– Caju – 220 mg
– Tangerina – 110 mg
– Pimentão verde – 100 mg
– Pimentão vermelho – 160 mg
– Pimentão amarelo – 200 mg
– Couve crua – 97 mg
– Mamão – 82 mg
– Kiwi – 70 mg
– Brócolis – 40 mg
– Goiaba branca – 99 mg
– Goiaba vermelha – 80 mg
QUANTO DEVO CONSUMIR?
O consumo da vitamina C deve ser diário, mas cada faixa etária deve consumir uma quantidade diferente. Crianças de até 10 anos devem consumir uma média de 30 mg por dia; adolescentes devem consumir cerca de 70 mg; homens adultos devem consumir em média 90 mg e mulheres, 75 mg.
No geral, essa quantidade já é suprida consumindo apenas uma fruta, por isso é extremamente simples obter a quantidade diária adequada. Os riscos de consumo excessivo sem suplementação são extremamente baixos, mas mesmo assim é preciso ter cautela. Todo excesso é negativo para a saúde.