fbpx

Vivemos numa constante competição contra o tempo, o excesso na carga de trabalho, má alimentação e stress têm sido cada vez mais presentes na vida da população. Esses fatores somados tem gerado esgotamento, insônia, angústia, depressão e até mesmo complicações como falta de memória. Mas esses problemas podem ser melhorados se somados uma alimentação saudável. Alguns alimentos apresentam substâncias muito importantes no combate a esses sintomas, tais como:

Abacate: fruta é rica em açúcares e vitaminas, possui um alto teor de proteínas, fonte de vitamina B3, que é importante no equilíbrio hormonal, além de conter substâncias químicas responsáveis pelo sono. Seu consumo auxilia na melhora da insônia

As ingestões de alimentos que contém cálcio e magnésio são de fundamental importância no controle da depressão, já que muitas vezes esses sintomas estão relacionados ao desequilíbrio dessas vitaminas no organismo, encontramos essas substâncias nos seguintes alimentos:
Leite, queijo e iogurte, alimentos ricos em cálcio.
Feijões, cereais integrais, vegetais de folha verde escura: alimentos ricos em magnésio.

Para melhorar a memória podemos investir no consumo de alimentos ricos em ácido fólico, como é o caso do brócolis, que melhora o processamento de informação nas células do cérebro. Alimentos ricos em ômega 3, também são muito eficientes na manutenção da memória, além de serem antioxidantes. O ômega 3 se apresenta em maior concentração nos peixes de água fria como: salmão, sardinha e atum.

Lembrando que a alimentação é um complemento no combate dos sintomas da insônia, depressão e perda de memória, o que não dispensa a consulta a um especialista.