Preparar peixe é complicado. Certo ou errado? Muito errado! Existe um mito de que receitas com peixe são difíceis de fazer. Apenas sal e pimenta, por exemplo, já temperam um peixe e deixam qualquer receita super saborosa. Além disso, o alimento tem baixo teor de gordura, cozinha rápido, e é de fácil digestão.
Entre os 25 tipos de peixe mais comuns no mercado, há diferenças enormes de sabor, textura e aroma. Antes de decidir como preparar um peixe, é importante conhecer suas características. O mesmo acontece quando se tem uma boa receita na mão ou até uma boa ideia na cabeça e é preciso ir atrás do peixe certo para aquela preparação.
Na hora de escolher o peixe para a sua receita, é importante observar a procedência dele. Peixe fresco é o ideal, e no caso de congelados, verificar se está armazenado de forma correta, sempre em freezer.
Sugere-se que se opte por peixes sazonais e procurar sempre um fornecedor de confiança.
Para saber se o peixe está em bom estado para consumo, tome as seguintes precauções:
– O cheiro deve ser característico e leve;
– A cor deve ser metálica e brilhante;
– Os olhos brilhantes devem estar claros e ocupar todo o espaço da órbita;
– O ventre, elástico e firme;
– Guelras rosadas ou vermelhas e úmidas;
– A cauda deve estar firme e elástica ao toque;
– As escamas têm de estar brilhantes e bem presas à pele.
COMO RETIRAR A PELE DO PEIXE INTEIRO:
Basta cortar a cabeça do peixe e colocá-lo numa tábua com a pele para baixo, passe um pouco de sal nas pontas dos dedos e segure-o pelo rabo. Com a faca bem afiada, retire a pele cuidadosamente.
Se quiser cortar o peixe em filés, retire as vísceras e espinhas e corte os filés no sentido do comprimento.
Se quiser cortar em postas, depois de ter retirado a pele, corte-o em pedaços grandes no sentido transversal.
TRÊS MANEIRAS DE PREPARAR O PEIXE:
Cozido: para tornar qualquer peixe mais saboroso, tempere a água com limão, especiarias (cravo, noz-moscada) e ervas aromáticas. No final do cozimento, elimine o caldo.
Assado: antes de levá-lo ao forno, é preciso deixar o peixe numa marinada de limão com sal e ervas aromáticas. A temperatura ideal é forno médio, para evitar que o peixe perca a suculência.
Refogado: depois de marinado, refogue o peixe com legumes e tempere com cheiro-verde e especiarias. Além de apetitoso, vai ficar com visual bonito.
DICA: para evitar que o peixe se desfaça na hora do cozimento, não se esqueça de juntar na água algumas gotas de vinagre de maçã. Dessa maneira a carne ficará firme.
RECEITA: peixe assado
Pode ser corvina ou robalo.
– Retire toda a pele do peixe, tempere com alho, sal, limão e gengibre ralado. Numa folha de papel alumínio, disponha talos de salsinha, cebolinha, alho-poró e coentro. Coloque o peixe por cima, enrole e asse em forno médio por 20-30 min.