fbpx

Com a chegada do inverno surgem também alguns elementos característicos da estação, tais como: mofo e bolor.

Embora a maior parte da população desconheça essa informação ambos são fungos, porém com características diferentes, o bolor infecta os ambientes criando um aspecto desagradável de sujeira, já o mofo além de ter esse aspecto, também corrói os objetos por ele infectados.

Os esporos produzidos por esses fungos são extremamente prejudiciais à saúde, podendo gerar graves problemas respiratórios.

Ambientes fechados, escuros e úmidos, são propícios para o desenvolvimento de fungos. Sendo assim, medidas simples como manter o ambiente arejado, limpo, com circulação de ar, devem ser adotadas, evitando a proliferação desses micro-organismos.

Para combater os fungos existem algumas soluções eficientes:

O vinagre pode ser utilizado na limpeza dos ambientes contaminados, por conter em sua composição a acidez que inibe o desenvolvimento dos fungos. Por isso é recomendado que o vinagre seja aplicado na higienização das áreas infectadas.

Outra dica é utilizar na limpeza dos ambientes afetados a mistura de água potável e água sanitária, na proporção de um para um.

A aplicação deve ser feita utilizando um pano úmido, e é necessário deixar o ambiente ou objeto secar com essa solução.

Outra medida de combate aos fungos pode ser feita através da utilização de giz escolar. Coloque giz nos ambientes fechados tais como: armários e caixas, pois o giz é um material que absorve a umidade.