As tarefas domésticas são constantes e repetitivas, mas precisam ser realizadas com zelo e carinho. Vivemos contra o relógio, devido à correria do dia a dia. Passar roupa é uma das tarefas domésticas que demanda mais tempo de quem a realiza, por isso preparamos algumas dicas que vão facilitar sua vida, além de ganhar tempo, você terá peças mais bonitas, bem passadas e pronta para serem usadas.
Tudo começa na lavagem das peças, por isso não encha a máquina de roupas, separe por tecidos e cores, para não correr o risco de danificar as peças.
Sacuda a peça antes de pendurá-la no varal, esse ato ajuda a desamassar a roupa.
Recolha as peças ainda um pouco úmidas, mas não molhadas. Assim que recolher a roupa, dobre e separe de acordo com o tecido.
Leia as etiquetas das roupas, nelas encontram-se as instruções do fabricante.
Use tábuas de passar roupa.
Prefira ferros com base de cerâmica e com maior saída de vapor, pois esses deslizam com mais facilidade. Utilize a temperatura indicada para cada tecido, lembrando que a passagem deve ser iniciada pelos tecidos que exigem temperaturas menores. As peças mais grossas devem ser passadas por último, quando o ferro já estiver mais quente.
Roupas pretas, com estampas emborrachadas e peças delicadas, como é o caso do cetim, devem ser passadas do lado avesso, evitando estragar o tecido.
Inicie a passagem pelas partes com mais detalhes e costuras, no caso das camisas comece a passar pela parte de fora dos colarinhos e punhos, depois as mangas, a parte frontal e por último as costas.
Não passe o ferro em cima dos botões, pois pode danificá-los.
Os lençóis devem ser dobrados em quatro partes, e dessa forma cada parte deve ser passada alternadamente.
Outra opção para passagem das peças é o steamer (vaporizador de jato de vapor) indicado para passar peças leves e delicadas que amassam com maior facilidade, e peças que amassam com o dia a dia.