fbpx

Estamos na safra no pinhão, alimento muito apreciado pela maioria das pessoas do sul do Brasil, onde predomina o plantio desse fruto. Quer coisa melhor que ficar debaixo das cobertas comendo pinhão recém tirado na panela? Ou então nas festas juninas, onde é típico ser comercializado!

O pinhão tem nutrientes muito importantes para a saúde. Ele possui manganês, zinco, ferro, fibras e vitamina E. Essas substâncias agem na resposta imune do organismo, ajudando na prevenção do câncer, auxiliando no controle do colesterol e da diabete. Também possui vitamina C, que melhora o sistema imunológico prevenindo infecções, além de melhorar a absorção de ferro pelo organismo. Possui magnésio, o qual ajuda na captação do cálcio e atua na função muscular. É energético, ajudando no combate a fadiga e também estimula a libido.

Porém o pinhão é calórico, mesmo sua gordura sendo considerada uma gordura boa, a insaturada, ele deve ser consumido com moderação. As crianças menores de dois anos devem evitar o consumo dessa fruta, pois é um alimento forte, que muitas vezes pode causar alergia nessa idade.

fonte: claudianutricionista.blogspot.com.br