| |
0800 723 8320

As férias estão no fim e a rotina escolar se aproxima novamente. Pais, alunos e professores experimentam ansiedade, mas logo tudo se ajeita e voltar a estudar, reencontrar os amigos e professores acaba se tornando expectativas!

Aquele sentimento alternado de ansiedade e desânimo também bate, mas é normal e com um pouco de esforço, logo, todo mundo entra no ritmo outra vez.

E, para tornar esse momento mais leve e agradável, elaboramos 9 dicas incríveis! Confira:


DICAS IMPORTANTES PARA
RETOMAR A ROTINA ESCOLAR

RENOVANDO E ORGANIZANDO O MATERIAL ESCOLAR

Ah! Fala sério? É uma delícia organizar o material escolar, reaproveite o que der e compre o que estiver faltando e for necessário. Aproveite os últimos dias de férias para colocar o seu material escolar em ordem.

Faça aquela faxina na mochila, no estojo, no caderno ou no fichário. Doe aquilo de que não precisa mais ou está antigo. Se não for servir para ninguém, jogue fora . Reponha o que for necessário e deixe tudo pronto para o dia da volta.

Além da organização, que é fundamental nos estudos, você vai se sentir renovado(a) e pronto(a) para mais começar mais um ciclo!

ORGANIZE SUA ROTINA

Se você ainda não tem uma agenda ou o hábito de utilizá-la, esse é um bom momento para começar. Tirar ideias e compromissos da mente e passar para o papel é uma ótima maneira de se organizar e tornar o seu dia a dia mais tranquilo, com a certeza de que não vai se esquecer de algo importante.

Se esse é o seu ano do vestibular ou do ENEM, essa dica é ainda mais relevante. Anote as datas das provas, dos simulados, das inscrições e de outros prazos que não se pode perder. Há também aplicativos com várias funções.

TRACE OBJETIVOS

Definir metas é uma maneira de se sentir desafiado a alcançar objetivos e melhorar sua performance. Analise quais são as suas prioridades e de quanto tempo você dispõe para alcançar os resultados que deseja. A ideia é definir metas realistas para manter o foco e a motivação ao longo do ano.

ADAPTAR A ROTINA AOS HORÁRIOS É MUITO IMPORTANTE

É comum que os horários fiquem bagunçados durante as férias. Por isso, antes mesmo que elas acabem, procure voltar aos poucos à rotina, dormindo e acordando mais cedo. Quanto mais gradual for esse processo, mais fácil será sua adaptação.

Caso você não tenha o hábito de dormir e acordar todos os dias no mesmo horário, que tal começar? Uma rotina de sono adequada, além de fazer muito bem à saúde, auxilia diretamente no processo de aprendizagem e memorização.

SEJA POSITIVO

O pensamento positivo e, consequentemente, o otimismo são muito benéficos à saúde física e mental. Pessoas que conseguem encontrar o lado bom das situações, além de se tornarem melhores companhias, estão mais próximas de conquistar seus objetivos.

Coloque essa filosofia em prática o quanto antes e perceba como sua vida pode melhorar.

Ao voltar às aulas, perceba esse momento como uma oportunidade de rever seus amigos, compartilhar histórias, experiências e, principalmente, aprender mais e desenvolver o seu potencial.

PROCRASTINAÇÃO NÃO!

O verbo já é conhecido e reflete uma atitude comum quando há alguns afazeres e algum tempo sobrando. A tentação de deixar para a última hora pode ser grande, ainda mais com tantas distrações disponíveis.

O que acontece no final é sempre a mesma coisa: desespero e muita pressa para dar conta de tudo. E claro: isso afeta os seus resultados.

Nessa volta às aulas, que tal mudar esse panorama? Quando tiver alguma atividade, lembre-se de como é boa a sensação de dever cumprido e mãos à obra! O quanto antes você começar a estudar aquela matéria que tem mais dificuldade, mais rápido estará livre dela!

CUIDE DA ALIMENTAÇÃO

Uma alimentação balanceada tem impactos positivos em todas as esferas da vida. Na fase escolar não é diferente. Assim como em uma atividade física, estudar exige disposição. Uma boa noite de sono é essencial, mas você também pode conseguir essa energia por meio de alimentos naturais e saudáveis.

Frutas e legumes, por exemplo, além da sensação de saciedade, trazem mais ânimo para a execução de tarefas. Por outro lado, ao ingerir alimentos ricos em açúcar e gordura, como refrigerantes, biscoitos recheados e salgadinhos, o efeito é o contrário: mais sono e indisposição.
Evite-os.

ESTUDE DESDE O PRIMEIRO DIA

Embora o retorno pareça difícil, tente retomar sua rotina de estudos logo no primeiro dia. Ainda que aos poucos, é melhor estudar cada assunto conforme lhe for apresentado em sala de aula do que deixar para depois, já que a quantidade aumentará a cada dia e logo você vai se deparar com uma “bola de neve”.

MANTENHA MOMENTOS DE LAZER

Ainda que as férias tenham acabado, nada impede que você se permita fazer algo divertido de vez em quando. Os momentos de lazer são os principais ingredientes da motivação e mesmo que o seu foco esteja nos estudos para o vestibular ou Enem, deixe espaço em sua rotina para encontrar os amigos, assistir a um filme ou série e LER.

Essas atividades lhe farão muito bem e melhorarão, inclusive, a sua concentração em momentos de estudo.


Viu só que dicas bacanas para entrar na rotina das aulas? Curta nossa página nas redes sociais e compartilhe o conteúdo com todos os amigos.

Acompanhe nossa página no Facebook e Instagram, marque amigas e compartilhe suas dicas com a gente!

Aproveitando, já viram as 5 receitinhas mais queridas por vocês no primeiro semestre?
Nããão? Cadastre seu e-mail abaixo e baixe agora mesmo!  😘🍿

 

[goal id=”5228″]

 

 Nici

Mãe e avó dedicada,  está sempre antenada. Adora descobrir e compartilhar novas receitas.

Acompanhe a Nicioli nas Mídias Sociais!