0800 723 8320

Olá, queridinhos!

Risoto é um prato clássico italiano e, além de um prato muito fácil, é uma delícia. Ideal para servir para aquela visita especial, ou até mesmo em um jantar para a família. Cada xícara de arroz serve 2 pessoas, então a receita de hoje serve 4 pessoas. E, com essa receita, você terá base para fazer qualquer risoto!

Vem comigo preparar essa delícia!

Ingredientes – Caldo

– 1 alho poró com as folhas

– 1 cebola

– 1 cenoura

– 1 talo de salsão com as folhas

– 2 folhas de louro

– 2 dentes de alho

– 1 colher (chá) de sal

Preparando – Caldo

1)  Separe as folhas do alho poró e do salsão. Então, corte o alho poró, a cebola e o salsão grosseiramente, em cubos médios. Descasque e rale a cenoura. Faça pequenos cortes com a faca nos dentes de alho, sem picá-los. Eles vão inteiros para a panela; os cortes ajudam a soltar o sabor.

2) Refogue em um fio de azeite e cubra com aproximadamente 6 xícaras (chá) de água. Adicione o sal, mexa e ferva por 20 a 30 minutos.

3) Passe por uma peneira e reserve o caldo.

Ingredientes – Risoto

– 2 xícaras (chá) de arroz para risoto

– 1 cebola

– 1 alho poró (sem as folhas)

– ½ xícara (chá) de vinho branco

– 2 colheres de azeite

– sal e pimenta do reino a gosto

– 1 colher (sopa) de manteiga

– ½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado

– raspas de 1 limão taiti ou siciliano

– 2 linguiças calabresa

Preparando – Risoto

1) Frite as linguiças, corte-as em pedaços menores e reserve. Ela sera o acompanhamento.

2) Corte a cebola em cubos pequenos e fatie o alho poró fino. Tempere com uma pitada de sal e refogue em fogo médio para alto até a cebola ficar translúcida.

3) Adicione o arroz e mexa bem, para que todos os grãos fiquem cobertos com o azeite. Então, adicione o vinho e refogue por cerca de 2 minutos.

4) Adicione o caldo por etapas com a ajuda de uma concha e mexa sem parar. O ideal são 2 ou 3 conchas por vez. Espere o arroz absorver o caldo antes de adicionar mais caldo. Nesta etapa, é importantíssimo que o caldo esteja bem quente. Por isso, se ele já estiver frio, reaqueça-o.

5) Na última adição de caldo, desligue o fogo. Adicione a manteiga, o queijo parmesão ralado, as raspas do limão e misture bem. Tampe a panela, deixe descansar por 5 minutos e sirva com o acompanhamento.


Essa receita é coringa e uma delícia! Com esse caldo, você pode fazer qualquer risoto. Basta incrementar no final com o sabor que você quiser! 😋

Acompanhe nossas Receitas e nossas páginas no Facebook e Instagram marque os amigos e não deixe de testar esta receita, viu?!

Beijocas e pipocas da Nici! 😘🍿

 

 Nici

Mãe e avó dedicada,  está sempre antenada. Adora descobrir e compartilhar novas receitas.

Acompanhe a Nicioli nas Mídias Sociais!