| |
0800 723 8320


SEGUINDO ESSAS DICAS, SUA
PRODUTIVIDADE VAI MELHORAR MUITO!

Olá, pessoal!

Muitos de nós já estão há meses trabalhando em casa, o famoso home office. Por ter sido imprevisto, acabou sendo também no improviso. E uma coisa que eu ouço muito por aí é que, trabalhando em casa, as pessoas acham difícil dividir o tempo. Geralmente, acabam trabalhando bem mais em casa do que no local de trabalho. Isso tem gerado muito stress e cansaço.

Então hoje eu trouxe alguns pitacos para ajudar você a se organizar para conseguir dedicar mais tempo a si mesmo, à sua família e aos amigos!

TRABALHO

Para conseguir o balanço entre trabalho e descanso, é preciso quebrar alguns mitos. Horas trabalhadas não têm relação direta com produtividade. Ou seja, nem sempre trabalhar muitas horas seguidas faz as tarefas renderem – aliás, muito pelo contrário! Ao mesmo tempo, é muito fácil se distrair quando se está em casa, e não apenas por pura preguiça ou procrastinação.

É preciso estabelecer alguns limites. Provavelmente, você mesmo pode fazer seus horários – exceto quando há reuniões e outros compromissos. Então, preste atenção ao jeito como você funciona e monte uma rotina que esteja de acordo. Por exemplo, se você percebeu que sua concentração é maior durante a manhã, encaixe tarefas mais complexas durante esse período, e assim por diante.

Faça pausas. Muitos têm usado a técnica pomodoro, que consiste em períodos de alta concentração, sem interrupção alguma, seguidos de pausas para descanso. Geralmente, fazem por 25 minutos, mas você pode fazer do modo como quiser, mas não por períodos mais longos que 1 hora. E é sem distrações mesmo! Minha dica é: deixe o celular com o despertador programado em outro cômodo. Assim, ele ficará distante e, ao final do tempo determinado, você obrigatoriamente terá que parar de trabalhar para desligar o alarme.

TAREFAS DOMÉSTICAS

Caso você tenha um cônjuge, nada mais justo que dividir as tarefas domésticas, não acha? E estou falando em divisão de tarefas, não de pedir ajuda, viu? Desse modo, não pesa nos ombros de ninguém. Isso, muitas vezes, pode exigir uma mudança de postura dos dois lados.

Uma dica muito importante é não tornar a divisão desproporcional. Cozinhar, por exemplo, é uma tarefa que exige bastante tempo de execução, mas o tempo do planejamento também deve ser contabilizado. Não pode ser comparado a lavar a louça, por exemplo. Então, se um cozinha, o outro pode ficar responsável por alguma parte da limpeza que seja mais trabalhosa.

Lembrando que as crianças também podem se envolver nas tarefas domésticas, colocando a mesa, ligando a máquina de lavar ou outras tarefas adequadas à idade. Nesse caso, devem ser tarefas simples que você ou seu cônjuge possam monitorar. E, assim, matam dois coelhos com uma só cajadada: ganham mais ajuda e, ao mesmo tempo, passam mais tempo com os filhotes.

DESCANSO

Permita-se descansar sem culpa. Se for fazer atividades em família, prefira aquelas que promovam mais o contato, a união, as trocas. São momentos de reforçar os laços, de criar mais intimidade, de aprofundar a relação. E é um momento que tem que ser divertido para todos.

Atividades que envolvam imersão são muito recomendadas: aquelas em que todos precisam estar presentes de corpo e alma. Jogos de tabuleiro, danças, contação de histórias, karaokê, quebra-cabeças, lego… a lista de opções é longa!


Mas lembre-se de buscar um equilíbrio. Todos precisam de privacidade, então é necessário que haja também tempo para cada um ficar sozinho – para assistir filmes ou séries, ler um livro ou o que for. Parece contraditório com o que acabei de dizer, mas não é! É preciso respeitar que todos precisam de seu tempo quietinho, também.

Acompanhe  nosso BLOG, nossa página no Facebook e Instagram, marque as amigas e compartilhe suas dicas com a gente!

Beijocas e pipocas da Nici!  😘🍿

 

 

 Nici

Mãe e avó dedicada,  está sempre antenada. Adora descobrir e compartilhar novas receitas.

Acompanhe a Nicioli nas Mídias Sociais!