| |
0800 723 8320


VEM COMIGO DESCOBRIR!

Meus queridinhos, no post de hoje vamos falar um pouquinho sobre essa questão tão importante que é a nossa alimentação, porque ela tem tudo a ver com saúde! Muita gente recomenda que devemos consumir alimentos orgânicos, mas os motivos disso nem sempre ficam claros. Então, vamos aprender de uma vez por todas as diferenças entre os alimentos orgânicos e os convencionais?

QUE DIFERENÇA FAZ CONSUMIR ORGÂNICOS?

Para começar, os alimentos orgânicos são aqueles que não têm agrotóxicos, ou defensivos agrícolas. Esses produtos são utilizados nas plantações para evitar pragas de insetos, doenças e até mesmo o aparecimento de ervas daninhas. Com o tempo, cientistas perceberam que eles podem estar relacionados ao aparecimento de doenças como câncer, depressão, entre muitas outras.

Contudo, por mais que isso afete a saúde do consumidor final, quem sofre as consequências mais sérias dessa prática são os próprios trabalhadores rurais, já que estão expostos em contato direto com os agrotóxicos. Ao consumir produtos orgânicos, nós incentivamos os produtores locais: se há mais demanda, o negócio fica mais lucrativo, e isso é benéfico para toda a comunidade.

A agricultura convencional, como podemos supor, faz uso indiscriminado de fertilizantes químicos e agrotóxicos. Isso pode ter sérias consequências, como a contaminação do solo e de lençóis freáticos, entre muitos outros.

Por isso, o consumo de orgânicos não beneficia apenas a sua saúde, mas a do planeta. Assim, promovemos a conservação dos recursos naturais e a manutenção da biodiversidade. A agricultura orgânica tem baixo impacto ambiental, pois faz rotação de culturas e, com isso, mantém o solo mais rico e saudável.

E SÃO SÓ VANTAGENS?

Infelizmente nem tudo é 100% bom. Há algumas desvantagens nesse tipo de produção agrícola. Por exemplo, o tempo para o crescimento dos alimentos é maior e a produção é bastante reduzida, tornando-a pouco competitiva se comparada às grandes propriedades que utilizam o modelo de produção convencional.

Por isso, o valor dos alimentos orgânicos acaba sendo mais elevado, o que pode desencorajar o consumo. Mas é exatamente por isso que devemos incentivar os produtores orgânicos, caso tenhamos essa possibilidade. Uma maior demanda pode causar um aumento também na produção, o que, com o tempo, pode fazer os preços baixarem.


 

Acompanhe  nosso BLOG, nossa página no Facebook e Instagram, marque as amigas e compartilhe suas dicas com a gente! Beijocas e pipocas da Nici!  😘🍿

 

 Nici

Mãe e avó dedicada,  está sempre antenada. Adora descobrir e compartilhar novas receitas.

Acompanhe a Nicioli nas Mídias Sociais!