| |
0800 723 8320

Elaboramos um pequeno guia prático para você lavar as roupas com total eficiência sem danificá-las.

Lavar e passar roupas são tarefas de casa que exigem mais tempo e atenção. Uma desatenção pode ser fatal. Por isso, separamos aqui alguns truques que vão te ajudar na hora de organizar e separar as peças! Confira:


FACILITE SEU DIA A DIA
COM ESTAS DICAS!

PRIMEIRO PASSO: SEPARAR AS ROUPAS

A triagem das roupas é essencial para manter a organização. Separe-as em grupos: de cores, dividindo entre claras e escuras; de tecidos, separando entre resistentes, delicados e que soltam fiapos; e pelo uso, através de categorias: vestuário, peças íntimas, roupa de cama, banho, mesa e limpeza.

Cada uma dessas deve ser lavada separadamente. Mas atente-se: nem tudo pode ir na máquina de lavar: Peças de seda, renda ou com detalhes como lantejoulas precisam ser lavadas à mão. Separar as roupas respeita as características de composição de cada tecido e garante maior durabilidade de cada item.

SIGA AS INSTRUÇÕES DA ETIQUETA

As etiquetas são o manual detalhado de cada peça, onde são indicadas recomendações sobre lavagem, uso de alvejante, secagem e orientações sobre cuidados especiais. Entender o significado de cada símbolo universal (indicados na tabela abaixo) é essencial.

Siga as recomendações à risca para evitar encolhimento ou manchas, afinal o fabricante conhece a composição do tecido e sabe como ele se comporta durante o processo.

LAVANDO À MÃO

Peças mais delicadas requerem tratamento especial, sempre indicado na etiqueta. No geral, tratam-se de peças mais frágeis, como as de seda e de linho e com detalhes, como bordados. Para manter a integridade das roupas, dilua o produto indicado para limpeza na água antes de aplicá-lo.

Realizada de forma cuidadosa, a lavagem manual deve ser feita com movimentos de vaivém ou circulares, e força controlada. Na hora de torcer, uma centrífuga manual de verduras ajuda a tirar o excesso de água. Depois, envolva a peça em uma toalha macia para acelerar a secagem. Não torcer as peças com as mãos.

ATENÇÃO ÀS MANCHAS

Cada mancha apresenta uma dificuldade na remoção, as manchas demandam paciência e tempo. Primeiramente, é preciso identificar a natureza de cada mancha. Encardidos de uso cotidiano, em golas e punhos de camisas, pedem aplicação prévia de sabão de coco, detergente líquido ou produtos próprios para pré-lavagem.

Já nódoas de gordura, tomate ou vinho devem ser tratadas com métodos específicos. Nada de deixar de molho roupas com marcas oleosas. O melhor é cobrir a nódoa com talco ou amido de milho por 12 horas para absorção das partículas. Em relação as outras manchas, o recomendado é seguir as instruções do rótulo de produtos de limpeza, respeitando o tempo de ação e uso de cada um.

É preciso ainda ficar de olho no tempo: Após uma hora de molho, a maioria dos produtos já atingiu seu ápice de desempenho. Depois disso, pode ocorrer a proliferação de micro-organismos, o que deixará um cheiro ruim nas roupas.

VERIFIQUE E INSPECIONE AS ROUPAS

A roupa que vai na máquina de lavar precisa passar por uma inspeção: esvazie os bolsos, feche os botões e zíperes de calças, para que não enganchem ou rasguem outras peças, e abra botões das camisas. O problema de lavar as roupas pelo avesso é de que talvez a limpeza não se finalize de forma eficiente. Apenas algumas tramas podem se beneficiar dessa prática, como lã ou plush.


Agora você já sabe como lavar, conservar e economizar na lavagem e durabilidade de suas roupas. Fique ligada e não perca a segunda parte!

Acompanhe nossa página no Facebook e Instagram, marque amigas e compartilhe suas dicas com a gente!

Aproveitando, já viram as 5 receitinhas mais queridas por vocês no primeiro semestre?
Nããão? 😱 Cadastre seu e-mail abaixo e baixe agora mesmo!  👇😘🍿

 

 

 Nici

Mãe e avó dedicada,  está sempre antenada. Adora descobrir e compartilhar novas receitas.

Acompanhe a Nicioli nas Mídias Sociais!