| |
0800 723 8320

Elaboramos um pequeno guia prático para você lavar as roupas com total eficiência sem danificá-las.

Lavar e passar roupas são tarefas de casa que exigem mais tempo e atenção. Uma desatenção pode ser fatal. Por isso, separamos aqui alguns truques que vão te ajudar na hora de organizar e separar as peças! Confira:


FACILITE SEU DIA A DIA
COM ESTAS DICAS!

RESPEITE REGRAS DA MÁQUINA DE LAVAR

É importante seguir os ciclos indicados no painel para cada tipo de tecido. Hoje em dia, a maioria das lavadoras tem em sua programação o tempo de molho e a ação apropriada para a carga e o nível de sujeira das peças. A não obediência ao ciclo certo pode acarretar danos ao tecido – por exemplo: se você centrifugar demais um tecido frágil, ele pode esgarçar.

ÁGUA QUENTE OU FRIA

A resposta também está na etiqueta. O cuidado é redobrado quando há essa opção na máquina de lavar, pois alguns tecidos podem soltar tinta ou ter suas tramas danificadas em água quente. Então, se for possível controlar a temperatura da água durante a lavagem, não ultrapasse a indicação sugerida nas etiquetas das roupas. O encolhimento, por exemplo, é irreversível.

ATENTE-SE A DOSAGEM DOS PRODUTOS

Jamais ultrapasse a quantidade recomendada nas embalagens de sabão, amaciante ou alvejante na hora de lavar as peças, pois isso pode estragá-las. Além de estragar as fibras, torná-las ásperas e deixar as cores opacas. Vale lembrar ainda que alvejantes com cloro só podem ser aplicados em roupas brancas. Apenas os produtos sem cloro, formulados à base de água oxigenada, podem ser misturados ao sabão em pó.

ESTENDA AS ROUPAS DE FORMA CORRETA

Em primeiro lugar, verifique a posição de seu varal: em locais fechados, procure posicionar as varetas em posição perpendicular à abertura da janela, para aproveitar melhor a ventilação natural.

Outra dica é secar as peças na sombra, uma vez que o sol direto pode amarelar roupas brancas e desbotar as coloridas. Pendure tecidos mais pesados, que demoram mais tempo para secar, próximos a janela e peças leves, que não demoram tanto tempo, mais distantes.

Sacudir as roupas antes de estendê-las ajuda a soltar as fibras, desamarrotar a peça e liberar espaço para que o ar circule internamente e promova uma secagem mais rápida.

Calças jeans são colocadas do avesso e presas pelas pernas, ao passo que regatas e camisetas ficam presas pela barra. Lençóis, toalhas de banho e de mesa não deformam se pendurados dobrados ao meio.

Resumindo, camisas secam bem em cabides e tricôs e malhas secam melhor deitados sobre o varal, na horizontal. Em relação aos pregadores, utilize modelos sem ranhuras e os posicione nas laterais da peça, para evitar marcas.

COMO USAR A SECADORA

Aquela história de que a secadora encolhe as roupas é verdade, mas apenas se o uso do aparelho for incorreto. Isso acontece normalmente, quando a temperatura de secagem é maior do que o tecido aguenta, por isso, é importante sempre se atentar às etiquetas.

Aqui, a temperatura é mais importante do que o tempo de uso. Isso acontece pois as máquinas novas utilizam o sistema de condensação, transformando a umidade dos tecidos em água, o que leva muito mais tempo do que secadoras convencionais.


Com essas dicas, você já pode lavar e secar suas roupas com segurança e eficiência, minimizando os riscos de danos.
Agora você já sabe como lavar, conservar e economizar na lavagem e durabilidade de suas roupas!

Acompanhe nossa página no Facebook e Instagram, marque amigas e compartilhe suas dicas com a gente!

Aproveitando, já viram as 5 receitinhas mais queridas por vocês no primeiro semestre?
Nããão? 😱 Cadastre seu e-mail abaixo e baixe agora mesmo!  👇😘🍿

 

[goal id=”5228″]

 

 Nici

Mãe e avó dedicada,  está sempre antenada. Adora descobrir e compartilhar novas receitas.

Acompanhe a Nicioli nas Mídias Sociais!