| |
0800 723 8320


VEM COMIGO DESCOBRIR!

Olá, queridinhos! Hoje vamos falar de um tema importantíssimo, que é a saúde mental. Já falei aqui de como cozinhar em casa é super vantajoso para a saúde física, não é? Mas você sabia que estudos vêm apontando também que também faz bem para a mente, e age de forma terapêutica sobre nós?

Em uma época com tanta correria, isolamento e falta de tempo, cozinhar é quase como nadar contra a corrente. É tirar um momento para preparar algo que vai te alimentar, mas que pode também alimentar as pessoas amadas e fortalecer os laços. Além disso, cozinhar por si só é visto pela psicologia como um processo terapêutico. E tem até nome: “cooking therapy” – ou, em bom português, “terapia culinária” ou “cozinha terapêutica”.

TERAPIA DE VERDADE

O nome não é usado apenas pela força da expressão. Na verdade, cozinhar é recomendado para tratar pacientes com ansiedade, depressão, estresse crônico, distúrbios alimentares, TDAH e adicções. E de que forma? Os efeitos psicológicos de cozinhar são a sensação de controle e realização, além de ter um impacto bastante positivo no sentimento de pertencimento a um grupo (no caso de alimentar a família e amigos), e, mais ainda, de ser útil dentro desse grupo.

SAÚDE MENTAL

Para os estudiosos, cozinhar é o verdadeiro “mindfulness”, estado em que você está realmente presente no momento e deixa de se preocupar com quaisquer outras coisas. E o motivo disso é que, cozinhando, você é obrigado a se concentrar. Para que a preparação dê certo – não queime, você não se corte, o processo seja feito na sequência adequada, entre outros -, você precisa estar totalmente presente no que está fazendo. Isso não é tão diferente dos princípios da meditação.

Além disso, há diversos outros benefícios, como:
– Proporcionar um escape e uma quebra na rotina;
– Incentivar a aprender novas técnicas e habilidades;
– Desautomatizar a sua relação com o próprio alimento;
– Divertir e promover a sensação de dever cumprido.


No fundo, cozinhar é um convite a desacelerar um pouco a vida e prestar atenção à sua volta. Cozinhar nos tira daquele estado mental de preocupações, previsões, medos, ressentimentos e todos os pensamentos que permitimos circular em nossa cabeça sem nem perceber. E você, já cozinhou hoje?

Acompanhe  nosso BLOG, nossa página no Facebook e Instagram, marque as amigas e compartilhe suas dicas com a gente! Beijocas e pipocas da Nici!  😘🍿

 

 Nici

Mãe e avó dedicada,  está sempre antenada. Adora descobrir e compartilhar novas receitas.

Acompanhe a Nicioli nas Mídias Sociais!