| |
0800 723 8320

Olá queridinhos, a rotina tem sofrido algumas alterações e com a quarentena e todas as pessoas em casa, fazendo as refeições o dia inteiro, é difícil deixar a pia vazia, mas com estas dicas nóa vamos conseguir!

Com todo mundo em casa o dia inteiro, devido à quarentena, preparando e comendo todas as refeições, além dos lanchinhos durante a tarde, surgiu um problema: a cozinha fica suja o tempo todo.

A louça nunca termina e, assim que você finaliza a limpeza após uma refeição, já aparecem mais pratos e copos esperando para serem lavados. Se você precisa de uma cozinha relativamente limpa e organizada para se sentir melhor, veja as dicas abaixo para criar hábitos ajustados com a nova realidade dentro de casa. Confira:


COZINHA LIMPA E ORGANIZADA
O DIA TODO EM 6 DICAS PRÁTICAS!

ESVAZIE A PIA APÓS CADA REFEIÇÃO

Se você estava acostumado a um simples café da manhã antes de sair para o trabalho e, depois, nada consumia em casa até o jantar, não tinha problema deixar uma tigela, uma caneca e uma panela de molho até o final do dia.

Mas agora, deixar a louça suja na pia ganha uma proporção muito maior. Mesmo se for apenas uma pessoa largando a louça suja “para mais tarde”, a quantidade no final do dia pode ser esmagadora. Suas pilhas de panelas e de pratos, lanches e sucos do meio do dia, tornarão um desafio o preparo da comida e, definitivamente, será mais difícil manter a rotina de “pia vazia” depois do jantar.

Tente lavar a louça de cada sessão imediatamente. Um pouco de cada vez, mesmo que isso signifique limpar com mais frequência. É menos doloroso do que adiar um trabalho acumulado para o final do dia. Peça ajuda e colaboração da família para que ninguém fique com toda tarefa.

ESVAZIE O ESCORREDOR ANTES DE LAVAR A LOUÇA

Você, provavelmente, está acostumado a empilhar a louça no escorredor até, praticamente, transbordar. Mas agora que está lavando a louça várias vezes ao dia, é mais provável que esteja empilhando pratos molhados sobre os quase secos – o que pode se tornar um ciclo interminável de pingos nas louças e diminuição do espaço.


Em vez de guardar a louça seca quando o escorredor estiver cheio no final do dia ou na manhã seguinte, como você poderia fazer antes, mude o hábito para o início de cada refeição ou faça dele o primeiro passo da limpeza.

ARMAZENE A LOUÇA EM UMA CAIXA

O mantra “limpeza gera limpeza” é perfeito quando se trata de manter uma pia sempre em ordem. Mas quando você fica em casa o dia todo e tenta cumprir todas as suas responsabilidades sem o benefício de uma separação física entre a vida doméstica e tudo mais, nem sempre é possível parar e lavar a louça.


Adicione uma bacia ou uma caixa de plástico a sua cozinha, onde houver espaço, e peça a todos que ponham seus pratos, utensílios e copos dentro dela. Essa atitude dobra o espaço da pia e o apetrecho pode ser facilmente movido para fora do caminho quando for necessário começar a cozinhar sua próxima refeição em uma cozinha com uma pia vazia.

USE BANDEJAS E PORTA-UTENSÍLIOS

Na bancada, coloque uma bandeja com os itens usados para cozinhar, como o azeite, o sal, a pimenta e outros temperos. Copos ou baldinhos podem armazenar a colher de pau, a escumadeira, a espátula e outros utensílios de manusear a comida. Essencialmente, isso organiza o espaço e você ganha tempo na hora das preparações.

O MENOS É MAIS NA BANCADA

Mantenha na bancada apenas os itens e equipamentos usados com mais frequência, como a torradeira ou a cafeteira. Colocar muita coisa dá a impressão de que está bagunçada, além de “roubar” espaço na bancada na hora de cozinhar.

TROQUE O PANO DE PRATO DIARIAMENTE

O pano de prato é um companheiro na cozinha. Ele serve para enxugar a louça, as mãos, a pia e funciona também como item de décor. Porém, é um objeto muito propício a proliferação de bactérias. Para evitar isso, eles devem ser trocados diariamente ou em dias alternados e lavados com água quente e sanitária.


É importante também que você tenha sempre três tipos em uso: um para enxugar as mãos, um para a louça e o outro para cozinha em geral, assim não há contaminação cruzada.


É isso aí queridos! Bora colocar as dicas em prática e suavizar a vida!

Acompanhe nossa página no Facebook e Instagram, marque amigas e compartilhe suas dicas com a gente!

 

Aproveitando, já viram as 5 receitinhas mais queridas por vocês no primeiro semestre?
Nããão? Cadastre seu e-mail abaixo e baixe agora mesmo!  😘🍿

 

[goal id=”5228″]

 

 Nici

Mãe e avó dedicada,  está sempre antenada. Adora descobrir e compartilhar novas receitas.

Acompanhe a Nicioli nas Mídias Sociais!