0800 723 8320


VEM COMIGO DESCOBRIR!

Olá, queridinhos!

As panelas de aço inox são o sonho de consumo de toda dona de casa, não é? Mas não só delas, todo cozinheiro sonha em ter seu próprio jogo de inox. Mas, para quem não tem muita familiaridade, pode ter alguma dificuldade para lidar com elas. Por isso, hoje vou dar dicas preciosas sobre como utilizá-las da melhor forma!

BOAS PANELAS

A maneira mais fácil de reconhecer uma boa panela é pelo peso. Se a panela é feita de aço inox e é muito leve, duvide! As panelas de melhor qualidade costumam ser mais pesadas. Isso porque, além de ter mais material, as panelas de aço inox costumam ter fundo triplo. 

Entre duas camadas de aço inox há uma chapa de alumínio, que ajuda a fazer a condução térmica, porque o aço inox, sozinho, não é um condutor térmico muito bom. Por isso, boas panelas de inox costumam ser mais caras, mas, com o cuidado certo, elas vão durar a vida toda com exatamente a mesma qualidade.

FOGO BAIXO OU FOGO ALTO?

Em primeiro lugar, o ideal é que o fogo fique apenas embaixo da panela. Para cozinhar nas panelas de aço inox, o fogo deve ser sempre médio ou baixo. Evite utilizar fogo alto com essas panelas, especialmente se ele sobe pelas laterais: isso pode danificar suas panelas permanentemente. 

O fogo baixo ou médio vai garantir que sua panela não vai estragar e seus alimentos não vão grudar. E você ainda vai economizar gás! Cozinhar com panelas de aço inox é muito diferente de cozinhar em outras panelas, e é preciso se adaptar. O calor é distribuído de forma mais homogênea e o cozimento acaba sendo mais rápido, mesmo em fogo baixo ou médio.

LIMPEZA

Evite utilizar aquelas esponjas muito ásperas e abrasivas, Isso causa desgaste na panela e é totalmente desnecessário. Prefira esponjas macias e, se necessário, deixe a panela de molho em uma água a uma temperatura de 50 ou 60°C por algum tempo que toda a comida vai desgrudar do fundo. 

Por isso é tão importante cozinhar na temperatura correta: isso vai, inclusive, ajudar na limpeza. Existem produtos específicos para polimento de panelas de inox, que são excelentes para manter o brilho e dar mais longevidade a elas.

ESQUECI ELA NO FOGO, E AGORA?

Caso você esqueça a panela vazia no fogo (que é algo que você deve evitar a todo custo fazer!), não jogue água fria. Esse choque térmico pode estragar sua panela; em casos extremos, o fundo pode descolar. Aliás, esse choque térmico é prejudicial para qualquer panela, não apenas para as de inox! Desligue o fogo e deixe-a voltar à temperatura naturalmente.


Acompanhe  nosso BLOG, nossa página no Facebook e Instagram e não se esqueça de marcar os amigos, viu?! Beijocas e pipocas da Nici!  😘🍿

 

 Nici

Mãe e avó dedicada,  está sempre antenada. Adora descobrir e compartilhar novas receitas.

Acompanhe a Nicioli nas Mídias Sociais!