| |
0800 723 8320


VEM COMIGO DESCOBRIR!

Olá, queridinhos!

Manchas de óleo e gordura são o pior tipo de sujeira nas roupas, concordam? Além de ficarem super aparentes, são difíceis de remover. Mas eu trago aqui algumas dicas preciosas para você nunca mais sofrer com isso!

POR QUE SÃO TÃO DIFÍCEIS DE REMOVER?

Os motivos são bem fáceis de entender. Um deles é que, como boa parte dos óleos e gorduras são sólidos ou semi-sólidos em temperatura ambiente, a remoção das manchas deve ser feita com água quente ou morna. Além disso, costumam impregnar mais facilmente em tecidos sintéticos, como o poliéster. E não vou mentir: o ideal é que você limpe assim que a mancha acontecer. Quanto mais você demorar, mais vai ser difícil de removê-la.

BICARBONATO DE SÓDIO

Para peças que você não consegue lavar com facilidade, como casacos pesados, sofás e tapetes, o bicarbonato de sódio deve ser a sua primeira arma! Primeiro, remova o excesso de óleo com um papel toalha. Então, aplique o bicarbonato em toda a área manchada e deixe agir por 24 horas. Para retirar o produto, use o aspirador de pó ou uma escova. O próximo passo é molhar o tecido com uma mistura de água e vinagre, esfregar com sabão e enxaguar. Se, ainda assim, a mancha continuar, repita o processo.

GIZ

O giz age de uma forma semelhante ao bicarbonato: ele suga todo o óleo ou gordura. Mas o giz é recomendado para manchas pequenas, como espirros de óleo na roupa enquanto você cozinha. O procedimento é parecido: remova o excesso com papel toalha, cubra a área manchada com giz e deixe absorver o óleo por alguns minutos. Então, lave a peça o quanto antes.

O QUE FAZER SE A MANCHA JÁ SECOU?

Em primeiro lugar, não molhe a peça. Como óleo e água não se misturam, molhar o tecido pode dificultar a remoção da mancha. Siga os seguintes passos:

  1. Coloque um papelão ou qualquer outra proteção por baixo da mancha antes de tratá-la. Isso evita que a mancha transfira para outra camada de tecido.
  2. Pressione a área com um papel ou um pano para remover todo o excesso de óleo e evitar que a mancha aumente.
  3. Aplique detergente líquido, esfregue delicadamente com o dedo ou com uma escova de dentes (usada exclusivamente para a limpeza doméstica!) e deixe descansar por 10 minutos.
  4. Enxágue com água morna e depois lave normalmente com água quente.
  5. Deixe secar no varal. Evite secadoras, porque, caso a mancha não tenha saído completamente, elas podem ajudar a fixá-la ainda mais no tecido. Se, depois de seca, a mancha persistir, repita o processo.

Você já conhecia essas dicas? Conhece outras? Conte para a gente nos comentários! E não esqueça de seguir a gente nas redes sociais e compartilhar com os amigos!

Acompanhe  nosso BLOG, nossa página no Facebook e Instagram, marque as amigas e compartilhe suas dicas com a gente! Beijocas e pipocas da Nici!  😘🍿

 

 Nici

Mãe e avó dedicada,  está sempre antenada. Adora descobrir e compartilhar novas receitas.

Acompanhe a Nicioli nas Mídias Sociais!