| |
0800 723 8320

É carnaval, a festa mais divertida do ano e para quem curte a folia, as aglomerações de pessoas são inevitáveis. Devido a isso, as pessoas estão mais suscetíveis à contaminações e o surgimento de gripe e viroses.

Elaboramos este post para te alertar sobre os cuidados necessários para passar ileso no feriado. Fique esperto! A má alimentação, exposição excessiva ao sol e pouco descanso, aliados à aglomeração são fatores que contribuem para a baixa da imunidade e contaminação.

Nessa época, é comum o aparecimento de quadros que têm como formas de transmissão o contato físico, a tosse ou espirro. Por isso, é importante estar com o sistema imunológico fortalecido para prevenção de doenças infecciosas transmitidas por via respiratória.

O deslocamento de pessoas, viagens e a movimentação de turistas é outro fator importante para o contágio. Pessoas de diversas partes do Brasil e do mundo podem se tornar disseminadores de doenças.

Para evitar o contágio pelo agente infeccioso, a dica principal é fazer, sempre que possível, a higiene das mãos antes de tocar nos olhos, nariz e boca e, principalmente, após tossir ou espirrar.

O contagio também pode acontecer de forma indireta por meio do contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias. É importante também evitar o compartilhamento de alimentos, copos e objetos de uso pessoal.


COMO SE PROTEGER DE
CONTAMINAÇÕES DURANTE A FOLIA?

CUIDADOS DURANTE A FOLIA: COMIDAS, BEBIDAS E ATÉ AS ROUPAS

As infecções alimentares são comuns quando os alimentos são mal acondicionados e manipulados sem higiene. Escolha sempre locais onde as pessoas que preparam os alimentos usam toucas na cabeça, luvas descartáveis, e lavem as mãos antes de pegar nos ingredientes.

É recomendável também evitar o uso de maioneses, molhos e catchups, saladas cruas, e comidas que fermentam rápido. Evite os caldinhos, principalmente aqueles mais apimentados e gordurosos porque se deterioram mais rápido.

Procure se hidratar com água mineral e sucos de frutas que são fonte de vitaminas e fortalecem o sistema imunológico. Evite o uso de energéticos com bebidas alcoólicas como estimulante.

Nada de excessos com o consumo de álcool e drogas que são nocivas e autodestrutivas ao organismo. Em caso de surgimento de algum sintoma de infecção intestinal, as principais recomendações são: aumentar o consumo de água, frutas e verduras para reidratar o organismo. Se os sintomas persistirem, o folião deve procurar ajuda médica.

Escolher roupas leves e não descuidar do protetor solar, usar chapéu ou boné, e procurar se hidratar durante o período que estiver acompanhando os blocos.

DICAS ESSENCIAIS PARA SEU CARNAVAL SER UM SUCESSO

Beba bastante líquido – o ideal é consumir de 2 a 3 litros de água por dia. Você também pode investir na água de coco e nos sucos naturais de frutas, como o de uva, limão, acerola, laranja e melancia que são ricos em vitamina C e dão um UP na defesa do organismo.

Coma frutas da estação – As frutas possuem vitaminas e minerais que auxiliam em diversas funções do organismo, como no processo de desintoxicação. Algumas das opções para esta época do ano são abacate, graviola, pinha, tangerina e seriguela.

Vegetais verde-escuros – Alimentos como couve-manteiga, brócolis, rúcula e agrião também atuam no processo de desintoxicação, auxiliando, inclusive, no bom funcionamento do fígado. Portanto, são boas pedidas contra a ressaca.

Programe-se – Além de cortar o hábito nocivo do jejum, você deve fazer as três refeições principais (café-da-manhã, almoço e jantar) e pequenos lanches nos intervalos. Os lanches podem ser frutas frescas, desidratadas ou salada de frutas, assim como também as oleaginosas (castanhas e amêndoas).


E aí? Curtiu as dicas da Nici para sua folia ser um sucesso? Bora por em prática então. Siga a Nicioli nas redes sociais e não perca receitas, dicas, curiosidades e muito mais.

Acompanhe nossa página no Facebook e Instagram, marque amigas e compartilhe suas dicas com a gente!

 

Aproveitando, já viram as 5 receitinhas mais queridas por vocês no primeiro semestre?
Nããão? Cadastre seu e-mail abaixo e baixe agora mesmo!  😘🍿

 

[goal id=”5228″]

 

 Nici

Mãe e avó dedicada,  está sempre antenada. Adora descobrir e compartilhar novas receitas.

Acompanhe a Nicioli nas Mídias Sociais!